Medicina Veterinária - FUG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resíduos Sólidos em Pet Shop

4 participantes

Ir para baixo

Resíduos Sólidos em Pet Shop Empty Resíduos Sólidos em Pet Shop

Mensagem por Nayara Qua Nov 15 2017, 12:30

De acordo com uma reportagem da Revista Pet Center, que a maioria dos profissionais da área não faz corretamente o destinos dos resíduos dos Pet Shop que pode colocar em riscos  a saúde dos pets e da população em geral.
  Por isso, cada etapa do procedimento precisa ser bem planejada e fazer corretamente o descarte do lixo do pet shop e de clinica veterinária. O profissional da área deve esta bastante atento na legislação, porque existe lei que controla o impacto ambiental causado pela disposição inadequada de resíduos sólidos. Por exemplo, a lei nº 12.305, de agosto de 2010, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Duas resoluções estabelecem critérios para a destinação correta das embalagens de produtos veterinários: a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 358/2005 e a RDC nº 306/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
  A Comissão de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNSPV/CFMV) explica que cada estabelecimento veterinário tem a obrigação de  um  plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS) e cada resíduos tem que se destinado segundo as características químicas, biológicas, estado físico e risco envolvidos.
 Otratamento e a disposição final de cada material deve seguir regras, de acordo com a CNSPV/CFMV, os resíduos devem ser acondicionados em sacos plásticos, impermeáveis, resistentes à ruptura e vazamento, com identificação de seu conteúdo, diferindo-se apenas em suas cores. O descarte inadequado do lixo pode gerar muitos problemas. Animais doentes que venham a falecer também podem oferecer risco de contagio, dependendo da doença. Eu pergunto: Você descartar corretamente o lixo do seu Pet Shop?

Nayara

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Resíduos Sólidos em Pet Shop Empty Re: Resíduos Sólidos em Pet Shop

Mensagem por Nara Ballaminut Seg Nov 20 2017, 16:38

Nossa Nayara, amei seu post!
Você tem um pet shop, não é? Vc fez PGRSS? quais foram suas dificuldades no gerenciamento dos seus resíduos?
Nara Ballaminut
Nara Ballaminut

Mensagens : 13
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Resíduos Sólidos em Pet Shop Empty Re: Resíduos Sólidos em Pet Shop

Mensagem por Gabriela Vieira Ter Nov 21 2017, 12:49

A questão é ambiental mas também é de saúde e prevenção. Acondicionar e separar corretamente o lixo do Estabelecimento (Pet Shop ou Hospital) é uma maneira de evitar acidentes, sobretudo por conta dos objetos perfurantes ou cortantes que vão junto com o descarte. O descarte correto dos resíduos sólidos também ajuda os coletores do serviço de limpeza urbana a não terem cortes ou perfurações, uma vez que, na maioria das vezes, eles não conseguem ver o conteúdo dos sacos de lixo quando os manuseiam, podendo até adquirir algum tipo de doença infecciosa. Portanto, deve-se possuir um plano de gerenciamento de resíduos, para evitar qualquer tipo de perigo e doença.

Gabriela Vieira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Resíduos Sólidos em Pet Shop Empty Re: Resíduos Sólidos em Pet Shop

Mensagem por Nara Ballaminut Qui Nov 30 2017, 14:10

Isso mesmo, dessa forma o controle de doenças ficara mais fácil, principalmente a contenção de epidemias, certo? Mas, quais são as etapas de um PGRSS?
Nara Ballaminut
Nara Ballaminut

Mensagens : 13
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Resíduos Sólidos em Pet Shop Empty Re: Resíduos Sólidos em Pet Shop

Mensagem por Lannusse Barbosa Silva Dom Dez 03 2017, 22:34

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde(PGRSS) é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e risco. Com o objetivo de minimizar a producão de resíduos visando os impactos  ao meio ambiente e a saúde publica.O PGRSS se divide em etapas são elas:
*Manejo: Definido como o ato de gerenciar os resíduos, desde a origem até a disposição final.
*Segregação: Entende-se como a separação dos resíduos no momento e local de
origem, de acordo com as características físicas, químicas, biológicas, o seu
estado físico e os riscos envolvidos.
*Acondicionamento: Ato de embalar os resíduos segregados, em sacos ou recipientes que
evitem vazamentos e que resistam às ações de punção e ruptura.A capacidade dos sacos ou contêineres de acondicionamento deve ser compatível com ageração diária de cada tipo de resíduo.
*Identificação: São medidas que permite o reconhecimento dos resíduos contidos nos
sacos e recipientes, fornecendo informações ao correto manejo dos Resíduos
Sólidos.A identificação atende aos parâmetros referenciados na norma NBR 7.500 da ABNT.
*Transporte interno: Consiste no traslado dos resíduos dos pontos de geração até local destinado ao  armazenamento temporário ou armazena-mento externo com a finalidade de apresentação para a coleta.
*Armazenamento temporário: Consiste na guarda temporária dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados, em local próximo aos pontos de geração, destinados à apresentação para a coleta externa. Não poderá ser feito armazenamento temporário com disposição direta dos sacos sobre o piso, sendo obrigatória a conservação dos sacos em recipientes de acondicionamento.
*Tratamento: Consiste na aplicação de método, técnica ou processo que modifique as características dos riscos inerentes aos resíduos, reduzindo ou eliminando o risco de contaminação de acidentes ocupacionais ou de dano ao meio ambiente. Pode ser aplicado no próprio estabelecimento gerador ou em outro estabelecimento.
Os sistemas para o tratamento de resíduos de serviços de saúde devem ser objeto de licenciamento ambiental, de acordo com a Resolução CONAMA 237/97.
*Armazenamento externo: Consiste na guarda dos recipientes de resíduos até a realização da etapa de coleta, em ambiente exclusivo com acesso facilitado para os veículos coletores.
*Disposição final: Consiste na disposição de resíduos no solo, previamente preparado para recebê-los, obede-cendo a critérios técnicos de construção e operação, e com licenciamento ambiental de acordo com a Resolução CONAMA 237/97.

Lannusse Barbosa Silva

Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Resíduos Sólidos em Pet Shop Empty Re: Resíduos Sólidos em Pet Shop

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos