Medicina Veterinária - FUG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Discussão - Texto 2

+6
Nathália Vieira
Ana Julia
eliane
Nayara
Nara Ballaminut
Guilherme Henrique
10 participantes

Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Discussão - Texto 2

Mensagem por Guilherme Henrique Seg Out 30 2017, 19:36

Texto 2

Vou destacar alguns pontos mais importantes que eu acho que tem no texto que podemos discutir.

1-Exposição á poluição mata quase 7 milhões de pessoas por ano, alerta PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
2-Infecções transmitidas por água contaminada e imprópria para o consumo matam cerca de mil crianças por dia.
3-Destacou o chefe da agência da ONU que 2 bilhões de pessoas no mundo vivem sem água.
4-Fatores ambientais seriam responsáveis por 23% das mortes prematuras.
5-O PNUMA mencionou a zika, a malária e o ebola entre as infecções cujos riscos são agravados conforme a degradação da natureza aumenta.
6-Diferentes tipos de câncer e formas de intoxicação também foram citados

Vejo que isso nos mostra que a poluição ambiental pode ser um grande causador de doenças, logo vemos que existe uma grande relação entre meio ambiente e saúde.
Como vimos na aula, a chuva lava todos os tipos de compostos químicos e junto com partículas da terra pelo processo de erosão, esses compostos vão todos parar nas águas, o que já começa explicar muita coisa sobre esses fatores que causam mortes, porque o homem depende dessa água que esta sendo contaminada.
No 5° ponto importante que eu destaco a cima, um boa explicação seria o lixo que não e descartado de forma correta, e gera um ótimo abrigo para mosquitos transmissores dessas doenças citadas. La diz que são agravados conforme a degradação, isso explica devido o homem invadir o habitat desses mosquitos transmissores o que ocasionam desses mosquitos passarem a viver nos grandes centros urbanos.
O 6° ponto pode ser também encaixado no processo de poluição nas águas, pode ser devido ate mesmo poluição no ar e outros meios.
Lembrando que podemos relacionar esses fatores a saúde animal, que também impacta na saúde humana. Alias poluição afeta não só uma população mais sim uma comunidade inteira.
Esse só alguns fatores dos demais presentes nessa ligação de "Meio Ambiente e Saúde".

Comentem em baixo, mais processos dessa ligação, relacionem saúde animal que e o foco veterinário mais que esta relacionado com saúde humana e meio ambiente.
Guilherme Henrique
Guilherme Henrique

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 27
Localização : Trindade- GO

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Re: Discussão - Texto 2

Mensagem por Nara Ballaminut Seg Out 30 2017, 20:22

Parabéns Guilherme, isso mesmo, no entanto preciso corrigi-lo, o processo que carrega partículas de solo para a água chama-se LIXIVIAÇÃO, e então o solo, após perder os nutrientes também por lixiviação, sofre EROSÃO.
Aproveito esse post para sugerir que procurem qual dos estados brasileiros apresentou casos de febre amarela nesse mês. Tentem encontrar fatores determinantes.
Aguardo respostas.
Bom trabalho.
Nara Ballaminut
Nara Ballaminut

Mensagens : 13
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty A relação entre degradação ambiental e febre amarela

Mensagem por Nayara Qua Nov 01 2017, 12:06

Texto 1

A relação entre degradação ambiental e febre amarela

A febre amarela tem duas versões ha urbana transmitida pelo Aedes aegypti (responsável pela zika, chikungunya e dengue) e uma silvestre transmitida pelos mosquitos hemagogos e sabethes. A febre amarela urbana foi irradiada do países em 1942. com vacinação e combate ao Aedes. A silvestre continua existindo em populações de macacos. O mosquito fêmea que pica os macacos se infectam com o vírus e pode transmitir para humanos quando os picam.
A febre amarela esta ligada aos problemas ambientais de duas formas principais. A primeira mais conhecida e estudada, desrespeito ao fato de que quando a desequilibro por problema como poluição, desmatamento e seca, macacos pode ficar estressado e com fome. O seu sistema imunológico fica fragilizado e por isso ficam doentes e transmite mais doenças. Os macacos são indicadores de risco para as pessoas, pelo modo de que eles migram para outras regiões devido aos problemas ambientais, partindo para mata atica e cerrado e para pequenas cidades carregando consigo o vírus, a origem desse desequilíbrio no ambiente onde vive os macacos pode ser uma maior franquimentaçao dessas matas ou uma seca que obrigam esses macacos a se moverem.

Nayara

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Desastre Ambiental em Minas Gerais,Mariana.

Mensagem por eliane Qua Nov 01 2017, 19:46


O rompimento da barragem provocou uma avalanche de lama e rejeitos de minério que atingiu em cheio o distrito de São Bento,deixando um rastro de destruição a medida que avança pelo Rio Doce.Várias pessoas estão desabrigadas,com pouca  água disponivel e alguns perderam a vida na tragédia.
Impactos causados:O acidente de Mariana liberou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração que eram formados principalmente por óxido de ferro,água e lama.A empresa da mineradora Samarco diz que não possui nenhum produto que causa intoxicação no homem,esses rejeitos podem devastar grandes ecossistemas.A lama que atingiu as regiões próximos a barragem formou uma espécie de cobertura no local.Essa cobertura,quando secar,formará uma espécie de cimento que impedirá o desenvolvimento de muitas especiés.
O rompimento atingiu o rio Gualaxo,que é afluente do rio Carmo,o qual deságua no Rio Doce.A medida que a lama atinge os ambientes aquáticos,causa a morte de todos os organismos ali encontrados como algas e peixes.Após o acidente vários peixes morreram em razão da falta de oxigênio dissolvido na água e também em consequência da obstrução das brânquias.

eliane

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Re: Discussão - Texto 2

Mensagem por Nara Ballaminut Qui Nov 02 2017, 19:07

Isso mesmo, quando pensamos que apenas economizar água e reciclar latinhas já é um começo, percebemos que o problema é ainda maior...desequilíbrio na cadeia alimentar, consequentemente teias alimentares, aumento de número de indivíduos numa população, desequilibrio do ecossistema e então, as populações das cidades teem então problemas de saúde, nessa hora perde-se o controle...e mesmo o melhor profissional da saúde encontrará dificuldade em tratar essaquestão.
Nara Ballaminut
Nara Ballaminut

Mensagens : 13
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Re: Discussão - Texto 2

Mensagem por Ana Julia Seg Nov 06 2017, 18:47

A influência do meio ambiente na qualidade vida da população e dos animais é uma questão de saúde pública.Os principais problemas de saúde enfrentados pelos homens têm tido relação com a vida em comunidade, por exemplo, o controle de doenças transmissíveis, o controle e a melhoria do ambiente físico (saneamento), a provisão de água e alimentos em boa qualidade e em quantidade, a provisão de cuidados médicos, e o atendimento dos incapacitados e destituídos.A saúde animal e a saúde humana estão intimamente interligadas em
diferentes formas. As pessoas necessitam dos animais para a sua nutrição,
desenvolvimento socioeconômico e compania. Entretanto, os animais podem
transmitir direta ou indiretamente enfermidades para os seres humanos,assim,o veterinário possui um papel fundamental a desempenhar na área de
saúde pública para com a saúde animal.O Médico Veterinário pode e deve atuar como agente de saúde pública
através não apenas da proteção específica, detecção e tratamento das infecções
zoonóticas dos animais, mas também pela orientação dada a seus clientes e
notificação destas doenças às vigilâncias.

Ana Julia

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Re: Discussão - Texto 2

Mensagem por Nathália Vieira Seg Nov 06 2017, 19:09

Ano após ano vemos que o meio ambiente vem sendo afetado cada vez mias, milhares de plantas e animais são destruídos causando um grande desequilibrio no nicho ecológico. E é ai que o medico veterinário entra na preservação da saúde pública e meios educacionais ambiental. E um dos apoios públicos que o veterinário atua é o NASF(Núcleo de Apoio á saúde da Familia) possibilitando uma interação mais pessoal com familias carentes que necessitam de uma atenção especial voltada ao saneamento básico.

Nathália Vieira

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Re: Discussão - Texto 2

Mensagem por Lannusse Barbosa Silva Seg Nov 06 2017, 22:25

No campo de atuação do veterinário esta relacionada também, com as ciencias coletivas;questões ambientais.
No caso da produção animal, participa - se  de toda a cadeia produtiva, da criação à comercialização, passando pelo abate, beneficiamento, higiene e inspeção dos produtos, incluindo as práticas médicas e sanitárias com os animais. A grande maioria dessas atividades são conduzidas de forma a causar certos impactos ambientais, que mais cedo ou mais tarde irão influenciar negativamente na saúde das pessoas. Uma tentativa de minimizar os impactos seria com, por exemplo o caso do uso de biodigestores; e veterinário poderia também utilizar os seus conhecimento em saúde pública visando o sempre o equilíbrio ambiental e a saúde da população .
Na pratica colocar o equilíbrio entre os fatores sociais , economicos e ambientais  são bem mais complicadas mais a tentativa é uma maneira de controlar os impactos ambientais.

Lannusse Barbosa Silva

Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Re: Discussão - Texto 2

Mensagem por Divino Filho Seg Nov 13 2017, 21:25

texto 2 mostra os medico veterinario idiretamente responsaveis pela saude da populacao e dos animasi do meio ambiente apesra qui o medico veterinario tem gramde participacao no com trole de fiscalisacao de alimetos mas tambem esta ligadoa qualidade de vida e meio ambinte que hoje necessita de uma conscinetisacao ai que entra o planejanemto nesti compo de trabalha em comjumto com outros profissinasi netri eles so quasi saoecologos e biologos com intuito de setudar o com portamento dos animasi vejo qui a situasao da produsao de resido de consumo sustetavel e um comjunto que posase tabelesre porposta qe dinimua so mepaquito anbimetasi

Divino Filho

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Re: Discussão - Texto 2

Mensagem por Nara Ballaminut Qua Nov 15 2017, 10:30

Isso mesmo José Divino, profissionais da saúde, independente da formação, sempre estamos envolvidos no controle da poluição ambiental, uma vez que isso faz parte do nosso trabalho enquanto promotores de saúde.
Nara Ballaminut
Nara Ballaminut

Mensagens : 13
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Re: Discussão - Texto 2

Mensagem por eliane Dom Nov 19 2017, 13:30

A Preocupação com os resíduos vem sendo discutiva há algumas décadas nas esferas nacional e internacional, devido a expansão da conciência coletiva com relação ao meio ambiente.Assim, a complexidade  das atuais demandas ambientais, sociais e econômicas enduz a um novo posicionamento dos três nível de governo, da sociedade civil e da iniciativa privada.Agora o cidadão é responsável não só pela disposição correta dos resíduos que gera, mas também é  importante que repense e reveja o seu papel como consumidor; o setor privado por sua vez, fica respónsavel pelo gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos,pela inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais.                                                                                                                           A busca por soluções na área de resíduos reflete a demanda da sociedade que pressiona por mudanças motivadas pelos elevados custos socioeconômico e  ambientais.

eliane

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Re: Discussão - Texto 2

Mensagem por Gabriela Vieira Ter Nov 21 2017, 12:37

O médico veterinário, por seus conhecimentos básicos e aplicados, está
inteiramente apto a desempenhar funções de caráter geral, na administração dos
diferentes setores de Saúde Pública. O bem estar físico e mental do homem constitui, a preocupação principal
do médico veterinário no exercício de suas funções. Com isto, o homem tem sido o
principal beneficiário, tendo ao seu dispor, alimentos em quantidade e com qualidade;
ambiente saneado; controle de doenças transmissíveis; e a compreensão de fenômenos
básicos relacionados com os processos reprodutivos e com as doenças não
transmissíveis. Por estas razões, o médico veterinário está perfeitamente preparado para
assumir as suas funções nos organismos de saúde, coordenando, planejando e
executando os programas que permitirão a promoção e a preservação da saúde
humana. Podemos dar o nome de Saúde Única que constitui, saúde animal, saude humana e meio ambiente!

Gabriela Vieira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Os Fatores ambientais responsáveis por 23% das mortes prematuras.

Mensagem por Fernando Ferreira Ter Nov 28 2017, 09:02

Um relatório divulgado esta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, alerta que a degradação e a poluição ambientais causam 234 vezes mais mortes prematuras do que os conflitos. O número equivale a 23% de todos os falecimentos deste tipo no mundo.
  a mudança climática e de outras questões que associam o ambiente, a saúde e o bem-estar da população.
Segundo o Pnuma, em 2012, ocorreram aproximadamente 12,6 milhões de mortes prematuras causadas pela piora ambiental, o que representa quase um quarto do total mundial.
Ao mesmo tempo, o relatório do Pnuma mostrou progresso para erradicar quase 100 substâncias químicas que causam danos à camada de ozônio. Isso significa uma redução de até 2 milhões de casos de câncer de pele e que outros milhões de casos de catarata serão evitados todos os anos.

Fernando Ferreira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Re: Discussão - Texto 2

Mensagem por Nara Ballaminut Qui Nov 30 2017, 13:55

Muito bem Eliane e Fernando, onde é que esses 2 assuntos se conectam? Gestão de resíduos e degradação ambiental?
Nara Ballaminut
Nara Ballaminut

Mensagens : 13
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Re: Discussão - Texto 2

Mensagem por Nara Ballaminut Qui Nov 30 2017, 13:58

Gabriela, como você descreve a relação entre a saúde animal, saúde humana e saúde ambiental?
Nara Ballaminut
Nara Ballaminut

Mensagens : 13
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão - Texto 2  Empty Re: Discussão - Texto 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos